#34/2020 - Mulheres que compram flores, de Vanessa Montfort, ou de como fui ao engano
Porto Editora
Páginas 384
Comprado, para meu desgosto, que já não o posso devolver, mas ofereço a quem quiser.
Esta minha nova paixão pelas plantas há de ser aminha perdição, é oficial. Então, uma amiga falou-me do livro Aprender a falar com as plantas, que já li e de que já vos falei aqui. Vai daí eu tive de comprar muito em cima da hora os livros para levar para ler nas minhas curtas férias, sexta-feira, eu saía no domingo. Estou na livraria e vejo este Mulheres que compram flores , e achei que era o outro. Eram plantas e era um equívoco, comprei-o toda ufana com a minha sorte.
Mais uma vez a cena da praia de manhã, a cadeirinha, o livro e toca a começar a leitura, já embevecida, já feliz. Agora até há livros que falam de plantas, ai que giro, vamos lá, se não fossem as plantas nunca teria chegado a este livro... e outros pensamentos do mesmo estilo e começo a ler.
Depois das primeiras páginas já me estava a questionar "Mas qué isto? que novela da 4 é que eu comprei? Publicaram o guião, foi?", mas caladinha, que eu é que tinha comprado o livro e há um princípio sagrado "gastaste o dinheiro, agora tens de ler!". De maneira que insisti, se calhar era eu que estava com má vontade, afinal as críticas eram bastante boas.
A coisa não melhorou. Não gostei mesmo do livro, não recomendo e só me lembro de uma piada do grupo porta dos fundos para resumir a minha aprecição: "como drama não comove, como comédia não diverte". É um livro com muito feminismo engarrafado - calma, eu sou muito pelo valorização da mulher, eu até sou mulher - mas é muita ideia feita, é muita infelicidade pré-programada, são histórias muito estereotipadas.
Também estou zangada com estes livros que prometem plantas e, depois, as plantas são um pequeno pretexto, um engodo que não tem nada a ver. Sim, sim, havia uma florista, blá, blá... mas é tudo tão previsível. Não me convenceu, pronto, já disse.
Podem sempre ler e depois virem aqui discordar comigo, que as leituras não são evangelhos e podemos muito bem ter opiniões diferentes.
Vou ali ler outra coisa e olhar para as minhas plantas que essas só me desiludem quando as folhas ficam amarelas... porque errei qualquer coisa.