Calendário do advento... 10 no dia 10 #2
Vamos continuar a listagem do nosso calendário do advento. Hoje alguém me disse que gostava de listas, o que me lembrou que, há cerca de dois ou três anos, fiz uma brincadeira com os meus filhos. Pegámos em três frascos, um para os filmes, outro para os livros que eu queria ler e o terceiro para os livros que a minha filha queria ler. Depois fizemos papelinhos com os títulos (como se fazem para o sorteio de natal), colocámo-los nos frascos e, quando fosse o momento de começar um livro novo ou de ver um filme, tirávamos o papelinho e éramos obrigados a obedecer ao que as cartas ditassem. Vou-me abster de vos contar o sucesso da ideia, que achei muito boa... mas eu não sou muito obediente e tenho alguma tendência para a rebeldia.
A propósito deste calendário do advento, voltei a lembrar-me do frasco e, como eu no que toca aos livros nunca consigo, ficar só por um, pelos vistos, nem para comprar, nem para requisitar (fui à biblioteca e trouxe dois), nem para emprestar, levo logo por atacado, achei que era boa ideia sugerir dez livros dos papelinhos do frasco que ainda está cá em casa. Vamos ver o que os astros nos reservam. Prometo ser honesta e "confessar" se os li ou não.
1º O Deus das Moscas, William Golding
Os astros são mesmos tramados. Não é que hoje falei deste livro com uma colega da escola, que me perguntou se eu o conhecia, tendo eu de lhe confessar que nunca o tinha lido, mas que tenho um exemplar em casa... na prateleira dos livros a ler. Vou ler e prometo um post.
2º
O atalho dos ninhos de aranha, Italo Calvino
Pois... também não li. Adivinhem, tenho em casa na prateleira...
3º
A fera na Selva, Henry james
idem, idem, aspas, aspas
4º
Homens e Bichos, Axel Munthe
Não li, tenho em casa, tem exatamente esta capa. Diz que está esgostado.
5º
Eneida, Vergílio
Tenho esta edição, não li. Está na prateleira dos livros a ler.
6º
Terras do Demo, Aquilino Ribeiro
Tenho vergonha.
7º
O Mensageiro das estrelas,
Comprei por causa do Nuno Camarneiro. Tenho esta edição. Não o li.
8º
Cisnes Selvagens, Jung Chang
Tenho em casa, emprestado. Tenho a certeza que, pelo menos um dos meus leitores, sabe do que falo.
9º
Paraíso e Inferno, Jón Stefánsson
Pelo menos um para salvar a minha honra. Olhem para mim, inchada de orgulho. Tenho e já li. Adoro esta trilogia. Depois deste, li Os peixes não têm pés, e já não foi bem a mesma coisa.
10º
A rainha da neve, Michael Cunningham
É uma quase vergonha. Tenho, tem exatamente esta capa e já comecei. Foi há tanto tempo, que mais vale recomeçar. Mas é um quase. Pelo menos mereço pontos pela participação.
Resumo desta infeliz ideia: não valia mais eu estar sossegadinha. Então eu faço um frasco com livros que quero ler, descubro anos depois que os livros que quero ler tenho-os em casa e ainda não os li? Não é preciso ninguém pôr-me a ridículo, eu, pelos vistos, trato disso muito bem sozinha. Posso ter ainda o descaramento de fazer um desafio aos meus leitores: que acham de fazermos um desafio de leitura com estes títulos, exatamente por esta ordem? Quem ler primeiro, eu ofereço um livro!
Enfim, o chocolate de hoje é mais agridoce que o Mon chéri, é assim apimentado, pimenta na língua para quem fala/escreve antes de pensar...hummmm, vou fazer uma encomenda na WooK...