Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros para adiar o fim do mundo

Um cantinho para "falar" de livros, para trocar ideias, para descobrir o próximo livro a ler.

Um cantinho para "falar" de livros, para trocar ideias, para descobrir o próximo livro a ler.

Livros para adiar o fim do mundo

06
Fev14

Horóscopo de novembro

livrosparaadiarofimdomundo
Horóscopo deNovembro

            Era domingo, o primeiro domingo domês de Novembro. Estava sozinha em casa, um bocadinho sozinha, momento raro.Como sempre acontecia nessas horas, pelas quais ansiava nos dias de semana,sentia-se um pouco perdida, sem norte. Aquela urgência de preencher espaços embranco. Muitas vezes acabava na cozinha, escondendo no prazer de cozinhar omedo de estar consigo mesma. Naquele domingo fugiu de si sem ir para a cozinha.Ligou o seu computador e começou a correr as páginas. Abriu, por inércia, apágina do horóscopo. Procurou o seu signo. Sorriu perante as opções: horóscopodiário, horóscopo semanal, horóscopo mensal e horóscopo amoroso. Meu Deus, quefalha, porque não havia um horóscopo quinzenal? Foi clicando, foi lendo os vaticíniosque a esperavam: cuidado com a saúde, não faças aos outros aquilo que nãoqueres que te façam a ti, Saturno em linha com a Lua, trânsito de Vénus. Abriuo separador para a leitura mensal.
            Com o eclipse solar a decorrer nasua casa de carreira, Novembro será um mês trabalhoso e intenso, em que vai terque lidar com muita informação e vai ter que encontrar a melhor maneira de agerir. Chefes conscienciosos vão lá estar para dar uma ajuda e apoio à margem,colegas fantásticos irão guiá-lo quando as coisas se tornarem pesadas. Uma dascaracterísticas deste mês vai ser a necessidade de processar informação quetinha ficado enterrada no passado, que poderá ter a ver com a pessoa que ama.Risco de alguma perturbação sentimental, com desfecho surpreendente e algo agressivo.Um novo amor tende a surgir e dará início a um excelente período. Esta é acarta da apatia, do tédio, da área cinzenta, do mau humor. Na saúde (e nadoença?), estão favorecidos os tratamentos ortopédicos. Para garantir um bomritmo intestinal, é muito importante beber cerca de dois litros de água aolongo do dia, o que equivale a dez ou doze copos (de que tamanho?). Se o tabacoainda é um dos seus vícios sagrados, ouse em o reduzir fortemente (e os errosde português, também podemos ousar em os reduzir?). “Não espere uma crise paradescobrir o que é importante na sua vida” (Platão) (Assim mesmo!). E havia maisdo mesmo género: desde a leitura das cartas – e nunca eram as mesmas – aotrânsito de planetas, asteróides e estrelas de variadíssimo tamanho e importância,aos conflitos entre Úrano e Saturno, sem qualquer referência à Terra, passandopelo oráculo da saúde, da cabeça aos pés.
            Nisto, ela deteve-se numa frase quedizia que havia a possibilidade de um amor do passado regressar, trazendodesenvolvimentos emocionantes. Um amor do passado? Neste momento da sua vida,todos os amores lhe pareciam do passado e seria bom que todos conhecessemdesenvolvimentos emocionantes. Sabemos que estamos a morrer, ou pelo menos quejá não estamos na Primavera da vida, ou que já é Outono, quando começamos aolhar para nós e tomamos consciência de que são mais as coisas que já nãopoderemos fazer do que aquelas que nos falta fazer. A vida, quando se é jovem -muito jovem - é um imenso mar de possibilidades. Podes mudar de rumo, deprofissão, de namorado, de país, de religião, de sexo. A mudança está lá,latente, fervente. Depois, começas a fazer as opções, porque viver é optar e,sem saberes, foste eliminando uma série de hipóteses. É isto. Optar é igual aeliminar. Escolhes uma área de especialização, tens que esquecer a outra. Sequeres ser Arqueóloga, não poderás ser Física Teórica. Apaixonaste-te por umapessoa e casaste, em princípio, não convém que te apaixones outra vez, pelomenos, que não te apaixones muitas vezes. Tiveste filhos, não podes sair ànoite. Não podes sair à noite, não podes rir das farras com os teus amigos, comquem não saíste à noite. Os filhos precisam de ti, não podes aceitar aquelaoportunidade de trabalho na Austrália que tem a tua cara. Mas, podes olhartodos dias para a cara dos teus filhos e decidires que estás no lugar certo. AAustrália, tanto quanto se sabe também não vai sair do seu lugar por muitosanos. Queres controlar a tua fertilidade, tens menos prazer e liberdade no sexo,pelo menos tens de pensar se é seguro naquele dia. Outra coisa que vem com osfilhos é que já não pode ser onde e quanto te apetece. Começas, mesmo que nãoqueiras, a lembrar-te daquelas vezes em que foi tão bom perder a cabeça. Nãoqueres pensar, tomas a pílula. Tomas a pílula, lá se vai a libido, logo tensmenos vida sexual. De repente, mesmo que queiras, não podes ter mais filhos.Nunca mais sentirás um corpo a mexer dentro do teu, nunca mais pegarás numa mãofrágil como pétalas de flores e a vais acariciar com tanto cuidado, porque tensmedo que se quebre entre os dedos. Engordaste, tens celulite. Emagreceste,perdeste firmeza. Engordaste outra vez, tens ainda mais celulite e maisflacidez. E não é preciso continuar, está-se mesmo a ver onde é que estascontas vão parar. Tanto num caso como noutro, há biquínis que não vais poderusar, isto se mantiveres o sentido do ridículo. Se o tiveres perdido, porquerecusas que as possibilidades são cada vez menos, sendo ridícula, perdes ahipótese de te levarem a sério. Ás vezes, apetece mesmo que não nos levem a sério,noutras dá jeito. O teu rosto ganha novas curvas, são rugas. Se compras cremespara as rugas, é porque já não podes comprar creme para a acne.

Entre estas escolhas está a vivência do amor. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub